sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Um pouquinho da religião


É impossível tentar entender um pouco da cultura de Istambul sem estudar um pouquinho da religião, que aqui é um estilo de vida. O islamismo se baseia nos ensinamentos contidos no livro sagrado islâmico, o Alcorão, e acreditam que Alá decretou tudo que vai acontecer. É a predestinação #inshallah!

Istambul tem em média 3000 (3 MIL!) mesquitas, lugares para culto da fé dos muçulmanos. Só no caminho da minha casa ao trabalho, que deve ser uns... 1,5km, eu vejo 3 delas. Para efeitos de comparação, igrejas são apenas 40.

A oração (salah) é considerada a base fundamental da religião e um dos cinco pilares do islamismo. Os muçulmanos deveriam rezar cinco vezes ao dia, obrigatoriamente.  Às sextas-feiras eles (só os homens agora) devem ir até uma mesquita para uma oração especial. Cinco vezes, portanto, é o numero de vezes que eu ouço o Chamado para Oração (Adhan) feito aos muçulmanos pelo muezim (nome do encarregado) a partir da minarete (nénão Dé´´e´´ete?). Minaretes são as torres da mesquita, geralmente mais altas que o resto da mesquita e que as casas que a rodeiam para fazer chegar a voz do chamado.
The Blue Mosque e suas minaretes

Se alguém tiver curiosidade, tem o chamado no YouTube. Ele é proferido em árabe e as frases são de adoração e chamado para oração #óbvio. De todas as pessoas que conheci aqui, ninguém pára para rezar 5 vezes ao dia e também não freqüentam mesquitas. Mesmo assim, ouvir o chamado os relembra que eles precisam agradecer a Deus #alá.

Os muçulmanos podem realizar as orações nas mesquitas ou em suas casas, contanto que o local, suas roupas e eles mesmos estejam limpos. Para eles, a limpeza é metade da fé e por isso a ablução é obrigatória. Trata-se de um ritual de purificação que consiste em lavar partes do corpo com água antes das orações. O Alcorão também só pode ser tocado se o fiel tiver seguido o mesmo ritual. Quando estávamos visitando as lojas dos museus a Şeyda ficava INDIGNADA com as pessoas tocando nos exemplares disponíveis para venda.

(Se alguém ainda não sabe, a Seyda é a pessoa da AIESEC daqui que cuidou da minha recepção, garantindo que eu tivesse as primeiras orientações na city. Na verdade ela já é mais amiga que recep :)

Na ablução eles lavam as mãos, a boca, o nariz, os braços, a face, o cabelo (da testa até a nuca), as orelhas (de um jeito específico, dedos selecionados) e os pés. Três vezes cada nesta ordem, com exceção do cabelo que é lavado uma única vez. E é lavar mesmo… então quando se lava a boca se faz um bochecho, para lavar o nariz se aspira a água pelas narinas. De verdade. E do lado de fora das mesquitas tem lugares específicos para fazer esta limpeza.
Exemplo de local para ablução, parte externa da mesquita

Os muçulmanos se voltam à Caaba, o lugar mais sagrado do Islã, para fazer suas preces diárias. Ela foi construída por Abraão e seu filho, por ordem de Deus, para ser um altar de adoração monoteísta. Localiza-se em em Meca, na Arábia Saudita, destino de legiões de muçulmanos que realizam a peregrinação ou Hajj.
A Caaba (altar escuro)

Quanto às roupas... eu tinha bastante curiosidade sobre este assunto. Aqui vejo poucas mulheres de burca (20%), várias com lenços (40%) e outra boa parte com a cabeça descoberta (40%). E isso é bem um chute e pode ser minha impressão do bairro/ distrito que eu moro que tem bastantes mesquitas. O Ivan pode me ajudar acho... o que você acha? Como era em Bursa? Basicamente, depois do Atatürk, as mulheres não são obrigadas a cobrir a cabeça. #freedom.

Para entrar nas mesquitas, devemos tirar os calçados e estar com os braços cobertos (não necessariamente cobertos, mas escondendo os ombros). Quanto a cobrir a cabeça já ouvi que é obrigatório e que não é. Eu o faço, porque entro em mesquitas aqui que não são turísticas, então, respeito. Não podemos entrar na mesquita durante os momentos de oração.

Interessante né? Sobre a filosofia por trás da religião não posso falar muito ainda. Vou perguntando para as pessoas que estou conhecendo e volto pra contar. Só posso garantir uma coisa... a religião faz muito bem às pessoas daqui. Tá enraizado sabe? Acho que o fato de todo mundo pensar da mesma maneira - apesar das interpretações radicais do Alcorão - assegura uma #unidade pra cidade. Sei lá... é uma energia muito louca. Magia!

Tá frio raça! Mui-to. #vaipôblusa

10 comentários:

  1. interessantes tuas impressões... ;) :*

    ResponderExcluir
  2. Todos na mesma magia! :)
    Nat

    ResponderExcluir
  3. Pitu, hoje passou na tv uma reportagem do chipre, é bom não comentar sobre este assunto na Turquia, pois trata-se de uma..., anexar parte do território do chipre à turquia pela guerra, tirando dos gregos parte de seu território. Bem isso é mais política, e nem mesmo é reconhecida pela onu ou qualquer pais do mundo, além da turquia, é claro.Mas cada um tem sua razões, e o povo cipriota que clama pela reunião dos seus.
    Sua redação esta bem consistente e segue uma idéia até finalizá-la, por isso é bom e gostoso de ler o que escreves. Ler sempre lhe fez bem...
    Aqui, o nosso jornal, todo final de semana vem nos visitar. Felicidades..

    ResponderExcluir
  4. Ma, vc falando de Abrãao como se fosse um amigo-colega de cidade é genial!
    De verdade dá impressão que vc tá engolindo a Turquia de uma vez! Quero compartilhas esses seus estudos aí sobre o islamismo - Fatiha ficaria orgulhosa de mim. Você aprendeu como colocar o véu? (Também nas igrejas católicas da Itália a gente só entrava cobrindo os ombros - deve ser coisa de países mais tradicionais com a religião, não? - viajando aqui)

    ResponderExcluir
  5. Pai, vou estudar esta questão política do Chipre e tentar trazer alguma visão turca do assunto (em off). Aham, eu sei pra quem perguntar, carefully.

    E eu tô lendo até a seção de Esporte que sobrou de um Estadão que comprei no aeroporto em Sampa só pra sentir o gostinho de folhear o jornal. Faz falta aqui. Sei que a Folha às vezes decepciona mas é bom né?

    ResponderExcluir
  6. Graaaa, Abraão é paaarsa!
    E eu não aprendi como colocar o véu não. Eu cubri a cabeça assim, com meu cachecol actually. UAFHEliuhAEFiluhf Mas vou aprender.

    E qto à vestimenta, acho que o islã é mais conservador ainda. Mas é como na Igreja, as mulheres não podem 'se mostrar' porque isso tem um apelo sexual. Pecado também.

    Tô tentando engolir Istambul, e dá um cansaço! Eu intercalo o volume de informações externas (vistas e sentidas) com os estudos e aí tomo um chá pra digerir tudo. =)

    ResponderExcluir
  7. Putz que experiência você ta vivendo heim...

    ResponderExcluir
  8. Maa bom ver um pouquinho do que vc tá vivendo...louca experiência, com certeza vai te acrescentar mta coisa..profissionalmente e espiritualmente..aguardo a próxima aula de cultura turca!:)

    ResponderExcluir
  9. Quanto a questão do uso das burcas em Bursa (cidade bem mais conservadora e menos cosmopolita do que Istanbul), acredito que seja um pouco diferente a estatistica. Via algumas mulheres usando burca (25% talvez), outras usando lenços (talvez uns 50%), e outros 25% totalmente descobertas (na empresa que eu trabalhava todas as mulheres no escritório eram totalmente descobertas). Outra curiosidade é observar algumas mulheres na praia. Elas usam um maiô que cobre o corpo inteiro... inclusive pernas e braços, isso para poder curtir a praia.. mar, etc.

    ResponderExcluir
  10. Interessante... não mais do que nossa precisão com a estatística. =)

    ResponderExcluir