domingo, 27 de novembro de 2011

As mulheres sempre comandaram!



Eu sei que eu ainda nem falei dos sultãos, mas acabo de descobrir que as mulheres representaram um papel muito importante na história política da região. #sacasó.

O título de Valide Sultan¹, concedido às mães dos sultãos, representava uma posição tão importante quanto à do próprio sultão no Império. Elas eram consultadas pelos seus filhos e pelos ministros para resolver as questões de Estado.

Exerceram, portanto, forte influência política em particular durante o século XVII num período conhecido como o Sultanato das Mulheres. #comanda. Além de questões políticas elas também eram patronas da arte e da arquitetura. Tinham popularidade e eram respeitadas.

E eu só ia escrever pra postar fotos de uma caminhada aleatória de sábado, mas fiquei sabendo de tudo isso aí pelo nome de uma mesquita que conheci no bairro, construída em 1843.

Bezm-i Âlem Valide Sultan Camii

Bezm-i Âlem Valide Sultan Camii

O nome da mesquita é Bezm-i Âlem Valide Sultan Camii.
Tá todo mundo manjando já né? Bezm-i Âlem é o nome da fulana pop. Valide Sultan o nome do seu título. Camii é mesquita em turco.  

Bezm-I Âlem foi a segunda esposa do Sultão Mahmut II e a mãe do Sultão Abdülmecid I. Foi Valide Sultan de 1839 a 1853. Dentre algumas notáveis construções que ela encomendou estão alguns pontos turísticos de Istambul, como a Dolmabahçe Mosque², no Palácio de mesmo nome (semana que vem vou lá e trago fotos). Hoje em dia, tem hospital, escola, universidade e mesquita que levam seu nome. Bezm-i Âlem #néfracanão.


Esta mesquita me chamou atenção por ser mais simples. E linda a sua maneira. Pequena de uma minarete só. =) Tem outras mesquitas que se assemelham a ela por aí, mas geralmente eu não visito o interior delas. Todas que eu vi, sem exceção, estão bem preservadas ou sendo recuperadas.

Curtiu?

Ontem fui numa festa do pessoal da AIESEC, com membros e intercambistas de diferentes lugares do mundo #babel. Era uma night em Taksim, com música americana e turca misturada e cerveja Efes a TL10. Hollywood nada! AEUFhliUHAEFuUAHf Mas tava bom anyway. É muito bom poder conversar com um monte de gente diferente tudo junto. #bololodemundo!

E aproveito o post pra falar do Turco (não este daí de frente de casa em Mgá, outro). Ele morou no Brasil por um ano e entrou na Aiesec Istambul a pouco. Ontem ele queria saber como é que eu ainda não tinha falado dele no meu blog. HFEliuhAEFILuhAFE Pronto Turco! Realmente é confortável saber que tem um turco que fala (e fala bem) português por aqui. Ele adorou o Brasil, em poucas palavras: Exaltasamba, Fundo de Quintal, mulheres. Que mais mesmo? Bom saber que você está lendo o blog. Assim você me corrige se eu escrever alguma bobagem, lüften.

Vou tentar escrever com mais freqüência, sim? Se vocês tiverem alguma curiosidade pópergunta!

¹ Valide Sultan não tem tradução pro português, mas valide é mãe em turco.
² Mosque = Camii = Mesquita

7 comentários:

  1. Uhullllll, Woman´s power! Curti muito prima..

    que turco engraçado...manda um beijo pra ele kkkkk


    Besos poderosíssima

    ResponderExcluir
  2. Hummmm..que foto rouns essa nova do perfil

    ResponderExcluir
  3. obrigado mayara :D beijos da turquia pra juli, eu sou turco. vou mostrar esse blog pra minha familia brasileira.

    ResponderExcluir
  4. aaaah muleca! ta fazendo todas as lições de casa possíveis! gostei dessa história das mulheres; quem iria imaginar?
    estamos aqui torcendo por ti e para receber mais informações desse planeta tão diferentemente turco
    ga

    ResponderExcluir