domingo, 6 de novembro de 2011

Istam-bul!


É fascinante como aqui em Istambul o histórico e o moderno convivem na mesma paisagem, o tempo todo. Vai dar trabalho desvendar esta mistura ocidente-oriente, mas prometo que me empenho em trazer algumas pistas aqui, conforme meu cérebro e coração forem absorvendo tudo.

A história da Turquia e de Istambul com certeza explica muito do que preciso saber. Eu li sobre, mas agora estou comparando as informações lidas com o que eu vejo nos museus. #Aíentende! É delicioso sentir o cérebro explodindo né? AUFHLAUEHFuHAEF Cansa também. Mas pensa no recurso pedagógico que as escolas tem aqui para as crianças, enfim.

Ontem sai #sightseeing com a Seyda e comprei um Museum Pass por $72TL e ele me permite entrar em vários museus for free, em outros com desconto, sem enfrentar filas. ;D
O cartão vale só por 72 horas e os dias parecem menores! #damnit Por esta razão vou acabar postando sobre estes lugares que estou visitando nos próximos posts, com fotos e explanations. 

Aaaahh, e vou fazer um especial #tá-fininha-hein-bolão. AUFEHlIUAHEFLIUAEF  Geeeente, ta demais here. E em sua maioria são comidas e bebidas nunca vistas antes o que torna tudo mais apetitoso. Novas várias fotos para este tópico. E vou achar uma academia esta semana. (anota que tem que achar a belly dance das Arábias!)

Hoje vou ficar devendo este monte de coisas porque preciso organizá-las e porque achei importante trazer algumas informações sobre Istambul e a Turquia, pra efeitos de localização. Quem não quiser saber, pula lá no final. ;D

Istambul é a única cidade do mundo localizada entre dois continentes: a Europa (parte oeste) e a Ásia (parte leste). A parte européia é conhecida como Trácia e a parte asiática como Anatólia ou Ásia Menor.

Marcando o limite entre os dois continentes existe o Estreito de Bósforo que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara. (depois ainda temos o Estreito de Dardanelos > Mar Egeu > Mar Mediterrâneo). 
Deixei o mapa da Turquia aqui pra facilitar: 




Pra quem ainda não tinha conhecimento, Ankara é a capital e sede política da Turquia, como Brasília no Brasil. Istambul é a cidade mais populosa e mais ativa econômica e culturalmente falando (like Sampa).

A Turquia foi proclamada República em 1923 pelo militar nacionalista Mustafá Kemal Atatürk. Hoje ele é adorado na Turquia e é comum ver fotos dele na rua e nos estabelecimentos, lá na empresa tem uma #ahhhbigode!

A população deste monstro de cidade é de 13.255.685 habitantes (censo 2010). E como em outras metrópoles do mundo, todo mundo pensa que pode ter um carro. E que pode usar a buzina sem moderação. UHAFEiluhAUEHF O trânsito é realmente caótico (mais pela quantidade de carros, não por falta de estrutura acho) e os carros não ligam para os transeuntes a pé. #Ficaixpérto. A mulher da empresa que eu trabalho estava me dando algumas orientações e disse: “você deve se juntar aos outros pedestres para atravessar aquela avenida ok?” #Powertothecrowd UAEFHLUIHAEFLIUhAEF Viu como eles se preocupam? Estão me ensinando até a atravessar a rua. #pqpreciiisa.

A língua oficial é o turco e uma minoria fala curdo. A moeda utilizada aqui é a lira turca (TL), convertendo: $1 TL = R$0,99 (fica facin pensar em reais) | $1 TL = $0,42 euro

Quanto à religião, 99 vírgula bastantes % da população são muçulmanos (seguem o islamismo) e o restinho são cristãos. O islamismo acredita em Alá como único Deus existente. A religião monoteísta se baseia no Alcorão e nos ensinamentos de Maomé, que é considerado o último profeta enviado por Deus (para os cristãos é Jesus). Este assunto estará sempre nas entrelinhas do blog, eu volto. ;)

E isso é só um pedacinho. Eu tenho estudado e as informações em português não são muito atualizadas e confiáveis. Conforme eu for checando eu trago mais. #falôvaleu?

Pra não dizer que não trouxe nada de diversão, ta aí uma foto do meu mais novo amuleto, o famoso #saizóio ou nazar boncuk em turco. Estou protegida de energias ruins agora. =) O vendedor que me atendeu (falando português), me disse que na verdade isso é uma tradição mediterrânea, não exclusivamente turca. Quem quer? Vem buscar! AUFEHluiAHEFUiaEF



Nãoespera1: Fui jantar fora e depois de uma meia hora a gente começou a conversar com a mulher sentada ao lado. E não é que era uma mineirinha? FUAEHiulhaEF Foi bom falar português sem precisar escolher palavras no cérebro. Queriiiida que só, ela mora na Suíça com o marido e estava passeando em Istambul. Adorei te conhecer Clausy, um big beijo!

Nãoespera2: Ontem e hoje turcos perguntaram se eu era turca, falando comigo como se eu entendesse o que eles diziam. AUEHFuhAEFUILAEF #soubrazucaaaaaaaaaa!

Por último, as #hashtags# me ajudam a organizar os pensamentos e jogar as informações, já que sempre venho escrever cansada. Incomoda aí? #tãotá.

Com carinhooooooooo, bye!

10 comentários:

  1. ooo legal heim mayara, voce escreve de uma maneira bem legal, descrevendo tudo de maneira empolgante, continua ai que eu to lendo e ta legal heim...

    ResponderExcluir
  2. Meu olho turco!!!
    Eu qro e não vou buscar :P

    E o golpe da escova, é verdade?
    E sobre turcos serem "econômicos", procede?

    bjos

    Nat

    ResponderExcluir
  3. Valeeeu Jóóóorge! Nem falei da Capadócia ainda! LFAUEHliuahefluihaf

    ResponderExcluir
  4. Nat! Eu não vi o golpe da escova e de qualquer forma não caio! Aliás tinha um engraxate ontem em Sultanahmet querendo engraxar meu tênis! ahvah.

    E quanto a pechiiincha, tudo que comprei, na rua assim, paguei mais barato pedindo desconto, e não em contentando com o primeiro preço. Economizei dinheiro já.

    ResponderExcluir
  5. May...já estou acompanhando suas peripécias daqui do brasa. Tenho certeza que este lugar ainda lhe proporcionará muitas delas.

    Beijos enormes e se delicie com tudo ai

    Frigo

    ResponderExcluir
  6. eu quero esse olho... to indo, ta? Aproveito e te acompanho na busca pelas bailarinas das arábias ;)

    ResponderExcluir
  7. gostei da aula de história turquesa!
    traz um #saizóio pra mim?

    e #essestreco não é pra organizar pensamento nada, é mayarice.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. O prima...esse tal de mustafá abriu um barzinho aqui na lagoa UIahIUNaNXIKSIOKAIOXNADIOUJOIA


    Quero essa pulserinha, vou dar um pulinho aí pra pegar...

    Ontem fiz uma dancinha ao som de lauryn em tua homenagem...deu uma saudadinhaaa!!!

    Love You!

    Bjuu

    ResponderExcluir
  9. Mah!Estou adorando conhecer mesmo q de longe td com vc...quando eu leio vejo muitas coisas...delícia.
    Gostei do brinde (pulseiraolhogrego)
    se cuida ai viu com os udos, ainda não me demonstraram confiança hauhauhaau :)
    bjinho.
    Thays - Black :)

    ResponderExcluir
  10. Eu vi na Itália essa pulseirinha hippye e tinha uma também! (Beem cultura mediterrânea - adorei!)

    ResponderExcluir