quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cooooonta

Cheguei gente!

Aqui tá o blog pra vocês acompanharem minha experiência aqui em Istambul. Tenho tanta coisa pra contar que não sei por onde começo, mas vamos lá.

Pra quem ainda não sabia, eu estou aqui para um estágio de 3 meses numa empresa turca http://www.ziraatemeklilik.com.tr/ e vou atuar na área de seguro.

Que isso! Tô ouvindo uma música-oração vinda lá de fora. =)


O vôo pra cá foi bem tranquilo. Apesar de serem 12 horas de viagem a Turkish Airlines é uma companhia muito boa. E eu comi demais. AUEFHuilHAEF Saímos de Sampa às 01:15 e logo serviram um pacote de avelãs com bebidas. Quando ia pensar em dormir, uma meia hora depois, eles estavam servindo a janta. Tomei vinho turco tinto seco as duas vezes pra dormir melhor. Teve serviço de bordo também quando estávamos chegando aqui, sempre com um chá depois.

Tinha um turco sentado do meu lado que me oferecia tudo que comia/ bebia. Tentamos conversar algumas vezes durante a viagem, eu em inglês, espanhol, português e ele em turco. Foi fáácil! uAEFhAEILUFhAF Quando levantei pra esticar as pernas e ficar andando pelo avião troquei ideia com um libanês mucho loco que me contou que tinha acabado de terminar seu romance com uma brasileira (pensa na conversa). Ele também fez questão de fazer uma propaganda do país dele me convidando a ir pra lá.

Achei delicioso estar no avião observando as pessoas, neste vôo tinham muitos orientais. E brasucas com diferentes destinos. A passagem tá barata então bastantes pessoas vêm com este vôo pra ir pra India, Japão, China, Malásia daqui de Istanbul. E outra coisa fantástica foi sobrevoar um pedaço da África e ver aquelas fotos de livro de geografia. Chegando aqui em Istanbul todas aquelas nuvens infinitas estavam manchadas com o rosa e o laranja do entardecer. Coisamaislinda!

Quando estava esperando minhas malas no aeroporto um italiano se aproximou e começou a falar com os braços. Era artista e me mostrou uns 30 retratos que fez dos passageiros no vôo. O meu tava lá, ganhei de presente.

Saindo do desembarque ouvi meu nome sendo chamado nos alto falantes. Seyda, a pessoa que cuidou do meu intercâmbio, estava lá me esperando. Saímos de lá e viemos de metrô (meia hora) para a casa que vou ficar hospedada.

Vou morar num apartamento no bairro Aksaray, que é o mesmo bairro da empresa que vou trabalhar. (sim, poderei ir a pé) Tenho um quarto pra mim com cobertas limpas e um armário. E... não sei o que vocês querem saber mais, pode perguntar.

Estou um pouco ansiosa aqui porque nem vi a cidade ainda. Estou esperando o Bilgi, turco da casa aqui, chegar para ir resolver algumas coisinhas. Tenho que tirar um visto de permanência, comprar um celular, fazer o cartão de transporte (que é único para metrô, ônibus, trem) e ir ao mercado.

Quanto a minha primeira impressão, só senti as pessoas mais sérias na rua assim. Pra vocês terem ideia troquei euros por liras turcas no aeroporto sem dizer uma palavra. AUEFhuliAEF No mais... as pessoas não são tão diferentes dos brasileiros fisicamente e isso é confortante.

Amanhã de manhã irei até a empresa para conhecer o ambiente e devo começar a trabalhar na próxima segunda. Esta semana está acontecendo um festival religioso aqui na Turquia. Animais são sacrificados e divididos entre famílias mais pobres que não tem dinheiro e não costumam comer carne. Estou descobrindo mais para contar pra vocês.

Prometo um post próximo pra falar um pouquinho da Turquia em geral.

Acabou de chegar um labrador baby aqui. UAEFHliuHAEF Chuck, vai ficar por 3 dias.

Tô ótima! Um beijo, beijo.

11 comentários:

  1. Adorei essa idéia!!! Vou te acompanhar por aqui :D um beijão!!

    Amanda

    ResponderExcluir
  2. Ainnnnnnn prima!!!!!!!

    Ja tava demorando pra ti meter o pé no mundão, essa descrição é tua cara..fiquei babando e sorrindo ao ler cada detalhezinho (confesso que o rosa alaranjado do pôr do sol e o desenho do italiano me cativaram)...

    Aproveita muito, muito, muito.
    Não esqueça de ver os minaretes UAHiuHAIUNUIHDBHJAIODHJS bem coisa da dona dete...

    Te amooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  3. Máá!
    Arrebenta aí e apavora os turcos com teu jeito cativante e sorriso enorme!
    Estou torcendo por ti muito muito muito.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. ainda bem que o turco é parecido com o portugues. entendi tudo no site da empresa! até as fotos

    ResponderExcluir
  5. Aproveito siiiim, é tudo meeeeeeeu. AUEFHliuHAEF Já volto com mais um post. Obrigada! Güle Güle!

    ResponderExcluir
  6. liiindaaaa! muuuito feliz por você! mesmo fazendo uma falta danada, que você deve imaginar!
    queria poder estar aí com você, sabia?!
    mande mais notícias! saudaaaades miiil!
    beeijooo!

    ResponderExcluir
  7. Girafinha linda do meu coraçãoooo!! Adorei a idéia do blog... posta todos os dias, please!!!! Bom saber que estás bem, com certeza vais tirar de letra!
    Te cuida aí!
    Beijo Beijo

    ResponderExcluir
  8. Má, é a Nat, gostei de ver, sem preguiça de escrever! Isso ai, bjosssssss

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que legal. O estágio já começou animado. Boa sorte aí. Estou feliz por vc. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. euu leeeiooo! e sinto ainda mais saudades! impressionada como escreve bem... adorei as descrições mínimas, as vezes acho que estou lendo um livro! te amo!

    ResponderExcluir
  11. Querida May, gostou de seu nick, lindo.

    Saudades, obrigada pelas aulas de Istambul, chegarei por ai com um pouco mais de conhecimento.
    Saudades de montão.

    Beijos
    DINDA!

    ResponderExcluir