quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Kurban Bayrami

Voltei! Tava fora pra aproveitar o feriado e fazer programas de turista, vocês viram as fotos? Eu realmente estive naqueles lugares. E pessoalmente tudo é mais gigantesco e intenso. =) 

O feriado Kurban Bayrami é um festival religioso que dura 4 dias. Animais (ovelhas, cabras, bois) são sacrificados e distribuídos a famílias mais pobres que não comem carne normalmente, em memória do carneiro sacrificado por Abraão em lugar de seu filho. Se alguém souber detalhes da história #contaaí. Na verdade, todos os feriados religiosos se transformam em oportunidades para os muçulmanos se reunirem com as famílias, perdoarem as coisa ruins e descansar. Não necessariamente o país todo sacrifica animais, tem gente que faz caridade de outra forma.

Mais as pessoas se desejam um bom feriado de maneira muito calorosa, como fazemos no Natal. Pra vocês terem ideia, eu estava com a Seyda na rua e ela ficou com vergonha porque tinha esquecido de desejar bom feriado para um senhor vizinho dela. É uma 'obrigação' dizê-lo para os mais velhos. (aqui me recordo de várias outras observações de ordem religiosa que me deparei, vou contando com o tempo)

Nesses dias aproveitei para visitar todos os museus possíveis para fazer valer meu Museum Pass! A maioria dos lugares que visitei fica na região de Sultanahmet, a parte mais antiga de Istambul, antiga Constantinopla. O nome é dado a toda região que fica em torno da Sultanahmet Camii (Blue Mosque), uma das obras primas da arquitetura islâmica, principal legado do Sultão Ahmet. Aquelas primeiras fotos que postei aqui eram desta mesquita.


Fora de Sultanahmet eu visitei o Kariye Museum (The Chora Church) que é uma igreja Bizantina que fica em Edirnekapi, um bairro do distrito de Fatih. No século XVI a igreja foi convertida em mesquita pelos otomanos e em 1948 virou museu, é uma misturinha de cristianismo com islamismo. 

Eu postei fotos desses lugares no Facebook, separando os álbuns com nomes. E devo explicar um pouco de cada lugar, um pouco aqui e um pouco lá.

Vou postar aqui algumas fotos do feriado:

Interior do Museu Hagia Sophia

A caminho do Topkapi Palace

Passada em Ortaköy após a visita aos mil museus

E uma paradinha pra rangar, ingredientes magrinhos do nosso waffle

Vista do Kuruçeşme Kahvesi (Café), Ponte do Bósforo ao fundo.
Aqui já estamos em Arnavutköy.

Eu e a Seyda no interior do café, depois um verdadeiro narghile das Arábias e uma cerveja turca.
A Nilgün tava aqui com a gente também #shitnãotemfoto. E os cobertores são oferecidos aos clientes =)

Além disso tudo ainda rolou um passeio pela Taksim Square (o coração de Istambul), jantares com comidas e bebidas daqui, compras e uma estadia maravilhosa na casa da Seyda, quando conheci a família toda #acasaénossa.

Curioso: Hoje de manhã às 09:05 da manhã todo mundo parou de trabalhar e foi lá pra fora da empresa. Um minuto de silêncio em homenagem à morte do Atatürk (este é o horário que ele morreu). Parecia filme. Daquele frenesi de carros e gente de repente tudo parado #pause e uma energia gigantesca.

Istambul é muito mais. E o blog não me ajudou hoje com o upload das fotos e tudo mais #todesacocheio. 

Öptüm!




7 comentários:

  1. Seyda é turca? E o trabalho!? Tá gostando?
    Me conta do tal do banho turco? haha
    Öptüm! seja lá o que isso for, pra vc tb!!! :P

    Nat

    ResponderExcluir
  2. Polenta!!!! Estou adorando isso aí tudo!!! mas tem q traduzir melhor..kkk ..bjo!!! Crissss

    ResponderExcluir
  3. Optium? Traduz! Adorei as fotos. Conseguiu visitar todos os museus? E essa ponte de Bósforo? Maaa, se vc descobrir livros, sites ou coisas sobre imigrantes (refugiados) e Mediterrâneo - vomita tudo p mim?

    ResponderExcluir
  4. AHFliuhaEFihu Faltou tradução será? Eu chamo os lugares pelos nomes turcos para eu aprender. E o inglês pra facilitar. Será que rola uma tradução tabajara? vou tentar nos outros.

    Grazilda, pesquisarei about this e te deixo saber.

    öptüm = BEIJOS!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mayara, tudo bem? Estava procurando em inúmeros sites e blogs informações sobre a festa do sacrifício. Gostaria de saber se durante o feriado TODO o comércio fica fechado? As entradas nos atrativos turísticos são normais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Pelo que me lembro os atrativos e o comércio não fecham. Mas não sei se alguma coisa mudou de quando eu estive por lá. Vou te pedir um favor.

      Tem um amigo meu que está por lá, tenho certeza que ele pode te confirmar esta informação. Se importa de escrever pra ele? fernando.furaste@gmail.com
      Pode dizer que pegou o contato comigo pra facilitar.

      Boa viagem!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir