sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Rotinô!


Falar de Istambul é difícil! Tem muito assunto aqui... vou intercalando com chá. #çay!

A pouco estava separando umas fotos pra falar de comidas e deu só umas 30. #ahvah! Cansei a pança só de olhar. E como to meio indigesta vou aproveitar pra falar um pouquinho da rotina aqui. Já parei de brincar de turista... durante a semana pelo menos. =)

A rotina me deixa mais perto da cultura do povo #likeit. Dá pra investigar mais, pra ver se as impressões se confirmam. Apesar disso, ainda é meio surreal acordar e me dar conta que moro aqui. Ooooow, tô morando em Istambul!

O trampo vai das 9 às 18h, com uma hora #deliciosa de almoço. No espaço que eu trabalho somos em 8 funcionários, dos departamentos de marketing e vendas. No início eu achava que eles não trabalhavam de tanto que eles falam e dão risada, mas eles pegam pesado. Fotos do trabalho!


Eu, Mocinhadochá, Nil, Angel e Özlem

Office

Somente as duas pessoas que trabalham diretamente comigo (a Nil e a Betiay #chefinha) falam inglês. Ou seja, eu já desisti de parar pra tentar entender alguma coisa do conversê e não rola um closed caption tb. E vocês podem até achar que eu sou meio preguiçosa com relação à língua, mas na verdade... pelo fato do turco nao ter relação com o latim (se é que é assim que se diz, cadê a Mari?) desanima porque não dá pra relacionar as palavras como fazemos com o italiano, o francês ou o espanhol. Os turcos já me alertaram que eu não aprenderia a língua em 3 meses anyway. Entao vou aprendendo as frases e palavras que preciso para me virar e pra ser educada. Talvez precise aprender a dar informações também. AUEFHlUIAHEFliuhaEFiuhAEF

Como meu trabalho é pesquisar, cansa. Às vezes eu tenho que parar pra dar um refresh! Mas tá tudo nos conformes #timelinemeamedrontando. O povo lá acha que eu trabalho demais #vaivendo! Hoje a chefe me disse “If you feel tired, just give yourself a break. Stop and take a look at the options for the weekend.” =D Tô mal né? Então as pausas acontecem assim... tomando um chá, um café, e parando pra ouvir as pessoas #entendetu-do. Mesmo nao sabendo inglês as pessoas querem conversar. Valeu GoogleTranslator!

Tenho ido almoçar num restaurante beeeem caseiro. É um lugar meio velho com poucas mesas, estreitinho e limpo. AUHFEluıhAEF (juro que vou tentar tirar uma foto). Tem dois udos lá, um que cozinha outro que serve, mas estes são simpáticos. Bastante gente do trabalho vai lá, logo, é uma zona! As pessoas conversam de uma mesa pra outra, se querem pedir alguma coisa pro “garçom” elas gritam de onde estão. É muito italiano! No primeiro dia que fui lá as meninas pediram uma sobremesa – era uma pasta de semolina com castanha/ sementes e açúcar - e veio num prato (tipo brigadeiro de panela) pra todo mundo comer junto. =) E pelo rango o valor vareeeia, depende da comida. Gasto entre 7TL e 14TL, tudo no vale.

Tem muitos lugares parecidos na cidade, as comidas ficam expostas assim num buffet mas você pede o que quer (o que é mais difícil para gringos porque não dá pra apontar no cardápio). Na mesa já tem pão e pimentas (do reino e uma outra vermelhinha muito comum aqui #dasboas). Ah... tem também sempre uns lencinhos umedecidos embalados assim, em saches, que as pessoas usam pra limpar as mãos e a boca antes ou depois da refeição. Não teria nada de estranho se nao tivesse um perfume #blécati que se mistura com o cheiro da comida.

Quanto à comida, tem sempre sopa de mais que um tipo. De lentiha, de galinha, de carneiro e, de anormal, só a de yogurte por enquanto, que é incrivelmente gostosa. Eles servem sempre limão junto (aquele da casca amarela). Além da sopa (çorba) tem sempre opções com vegetais com carne - beringela, abobrinha, espinafre – tem batata, peixe, frango e, claro, carneiro. Muita coisa em molho também. Tomate, cebola, pimentão. Yogurte de novo... pra por na comida. Na real não fugiria muito das comidas que temos no Brasil (exceto pela ausência da carne de porco), mas o tempero e o preparo são diferentes. E é um diferente bem bom. Menos sal mais pimenta, não sei. Não provei nada que eu não tenha gostado ainda. #gordanada Tenho umas fotos dessas vitrinas de comida, só pra ter uma ideia: (adoro escrever IDEIA sem acento)




Este tipo de refeição (todos estes pratos aí) é apenas uma das opções da culinária local. Dps trago mais.

Tô tomando chá #denovo. Eles servem 4 vezes ao dia, mas a hora que eu quiser eu posso passar lá na cozinha e pedir umzin: “Çay istiyorum. =)” Vcs entenderam? Tem o sorriso depois porque não sei como é “por favor” FEUAHuhAEFLIuhAEFIl. Hoje provei um oooutro chá, çünköle¹, que é muito melhor que o tradicional e tem um cheiro maravilhoso.

E no mais, já sinto saudades. Da família e dos amigos e... sin-to!

Volto logo. ;D

Kendine iyi bak!

 ¹ É lóóórrico que acabei de inventar este nome pro chá. Não tô lembrando do verdadeiro! UAHEFliuhAEFUIhALIEUhflIUAHEF Passou por nome de chá turco ou nem? Até eu acreditei.

9 comentários:

  1. ahhhhhh que stylee!!!! Muito massa essas sua palavras com as descrições dos gestos. Eu sei muito bem como é isso? Queria saber o que vc tá achando da diversidade cultural. Como as pessoas olham para os turistas na rua e no trabalho? Tem discriminação? Bondade e hospitalidade? Ah mayaraaaaa... queria tanto ir ai te visitar e ver qualé desse país ai misterioso e cheio de história. Peace!

    ResponderExcluir
  2. Mah, não se esqueça que eu adoro chá! Separe os melhores para mim! Tb sinto saudades.
    Adorei falar com você hoje.
    Bjos Nah

    ResponderExcluir
  3. Kadu-Kadu!

    Diversidade culturálica. Não vejo discriminação nas ruas. O pessoal é muuuuito hospitaleiro, eles sentem orgulho em apresentar o país e a cultura. Dar informação, te vender coisas. UEFhliuAHEF =) E mesmo não sabendo inglês eles tentam ajudar.
    Quanta à esta relação com gringos no trabalho eu só tenho a minha amostra pra falar né? Sou muito bem tratada, respeitada tb. Mas com relação à massa da força de trabalho não sei. Tem bastante gente de outros países que trabalha aqui. Pra vc ter ideia, tenho que tirar um visto de permanência pra morar aqui. Fui na polícia no dia 02/11 e a data do meu agendamento pra tirar este visto ficou para 03/01/2012. Isso devido ao volume de gente vindo morar pra cá.

    Vou pesquisar e volto. Tem que contar pra Gra tb um pouquinho dos movimentos de imigração da região e acho q as informações vão se complementar. ;D

    E demorô pra planejar tua vinda. Traz a Lili 2! E venham rápido. Istambul não é pra ser lida no blog não, tem q vir aqui pra sentir a vibe! Peace!

    ResponderExcluir
  4. Nathiê! Ontem fui num lugar q era o paraíso dos chás. Depois que eu conhecer todos eu escolho um pra ti. E o chá que eu não sabia o nome é de ıhlamur (turco), linden (english) e em portuguese, TÍLIA. Tem aí no Braza será?

    ResponderExcluir
  5. óóinnn :)

    Te sigo sempre coisa mais linda do Brasil sil sill

    ResponderExcluir
  6. ooo..

    adorei o look vestidinho e bota..

    Arrasou! hahahahhahahahah

    ResponderExcluir
  7. aaah menina! Ta rendendo o blog!
    gostei da parte sobre a cultura religiosa. Não imaginava tamanho respeito por isso, e por parte dos jovens também!
    aai danada! Ta observandólia de tudo! Bem você mesmo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Daeeeee Ma!
    meu, fiquei mto feliz qdo soube que vc tava escrevendo! e diga-se mto bem! deixei pra ver e li td de uma vez! ;D mtos detalhes loucos imaginaveis*!! kkk
    pira nas comidas e nas artes que quero absorver daqui!!!! E volei, encontrou? kkkkkk

    "Sabe que parecia que eles estavam brincando de falar daquele jeito e uma hora eles iam voltar a falar normal. AIFEHUIAHEFLIuhAEF Que viagem!"

    q vibe! kkkkkkk

    valeu nega, se cuida ae!
    #aqueleabraço!

    Leo

    ResponderExcluir
  9. Léuo! Q bom q curtiu negovéio. UAFEHLIAUHFE

    É bom escrever porque pra isso tenho que parar pra pensar e digerir essas coisas todas. isssaá! vc vem ver de perto?

    Não achei volei ainda. #shit E as atividades tipo cursos e academia é muito caro. vamovê.

    outro abraço!

    ResponderExcluir