sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sorte é mato!


A empresa em que trabalho, Ziraat Emeklilik, faz parte de um grupo de empresas gigantesco que começou sua história com um banco agrícola, ainda na época do Império Otomano. Os fazendeiros, que eram a maior parte da força de trabalho da época, criaram uma cooperativa de crédito para escapar das taxas abusivas de juros impostas pelos comerciantes e exportadores. A iniciativa teve apoio do Estado e o banco foi estabelecido em 1888.

Hoje o grupo é composto pelo banco, uma seguradora, uma administradora de fundos e a empresa que trabalho, responsável por previdência privada e seguro de vida. Quando eu entender esta divisão eu explico. Meu trabalho é pesquisar como funciona o sistema de previdência privada no Brasil (e talvez no Chile) e apresentar um report no final dos 3 meses. Simples assim. =) O que tenho que fazer é basicamente estudar, pesado.

Cheguei na empresa ontem era umas 11h da manhã, e encontrei as pessoas que me entrevistaram, o responsável pelo RH Ferhat Bozkir e a responsável pela área de mkt, Betiay Tepe. Fui recebida com muitos sorrisos e “hoş geldiniz” (seja bem vinda). =) A Betiay passou nos departamentos para me apresentar e eu ouvi aqueles milhares de nomes fáceis que não lembro mais. Todas pessoas muito simpáticas (e não pareciam estar fingindo). Teve um cara que quando soube que eu era brasileira falou “Alex de Souza”. AUEFhluIAHFEuihAEF É engraçado mas é assim, o Brasil é realmente lembrado por futebol e samba. 

Almocei com as pessoas do meu departamento num restaurante ali perto uma comida bem gostosa e barata, não era tipicamente turca. De turco mesmo só o chá após a refeição. Tradição, eles servem num copo de vidro sem asa, vocês já viram? Este mesmo chá é servido o dia inteiro lá na empresa. E é bem bom, parece chá preto (acho). Descobri nesta hora que não vou precisar pagar pelos meus almoços porque a empresa me dá um vale refeição. \o/

A tarde na empresa fui falar com o big boss e a primeira coisa que ele disse foi: “Are you sure you’re not Adriana Lima?” AEFUHulIAHEFLIUhAEFU Pres-ten-ção! As pessoas, os homens principalmente, adoram esta baiana do time da Victoria’s Secret. Fora as piadinhas, ele me falou um pouquinho da experiência de estar ali e de algumas ‘proximidades’ que a Turquia tem do Brasil. Além dos turcos serem fanáticos por futebol, eles passam por um momento econômico que lembra o ritmo de países como o Brasil. Hoje eu li mais sobre isso e conto pra vocês depois, na ficha técnica.

Depois dessa conversa eu sai com um turco do trabalho, o Fatih, pra passear! Passear no meio do expediente! AUIFEHuHAF Betiay queria que eu soubesse como chegar nos pontos turísticos da cidade. Fui até Sultanahmet e lá visitei a Mesquita Azul (The Blue Mosque). Não sei nem descrever em palavras a mesquita, é inacreditável. E tem uma paz diferente e mais leve do que aquela que sinto na igreja católica, talvez por não ter aquelas imagens de santos tristes. Não sei... vou sentir mais e conto. Fiquei parada olhando pro teto e pra cada detalhe. FOTOS! Eu queria entender a história por trás de tudo aquilo, mas o turco não falava inglês! Eu quase me matava pra tentar perguntar as coisas e ele ria. AEUFHluihaEF Vou voltar lá amanhã com a Seyda e aí brinco de História aqui.






Depois do trabalho fui num shopping aqui perto de casa e entrei em um monte lojas meio iguais, tipo Zara, algumas inferiores  e outras superiores em qualidade e diversidade, mas Zaras com preços diferentes. Vou precisar de roupas para o trabalho e elas são baratas aqui. 

Ahh.. pra entrar no shopping a bolsa tem que passar naquelas esteiras igual no aeroporto. #saiterror. UAHEFluiAEF Mentira. Eles também abrem o porta malas de todos os carros que entram. O Bilgi me disse que não podem entrar carros movidos a gás, ele não sabe o porquê. #explodenada!

Tomei uma cerveja turca, escrevi aquele monte de baboseira que vocês leram ontem/ hoje e dormi. =)

Querem saber mais?

Eu estou dividindo os turcos em dois grupos:
O primeiro grupo é o dos tiozão e velhos e o segundo é das mulheres, crianças e jovens. Isso porque meu comentário sobre a semelhança física com os brasucas só vale para o segundo grupo. AIUFEHuHAEFLiuhaEFUIL O primeiro grupo eu chamo de udos. Eles são bigodudos, narigudos e em sua maioria carrancudos (de longe).  

Os turcos se cumprimentam com dois beijos. Os homens entre eles inclusive. Se eles forem mais íntimos rola dois abraços. Não do jeito brasuca. É um abraço pra cada lado como se fosse beijar com os braços. UAEFHuiHAEFUIhAEF Um com a cabeça do lado direito e o outro com a cabeça do lado esquerdo, vocês conseguem visualizar? #xapralá

Eles comem muuuuito e muito rápido. Falam mais do que a boca, alto também, todo mundo ao mesmo tempo, dão risada. São amigáveis e hospitaleiros, preocupados. Já falei. Eles fumam, muito (e as pessoas que fumam tem dentes horrendos e amarelos meio preto).

Ahhh, pra quem tá ansioso pra saber. Eu ainda não perguntei, mas o Bilgi soltou um arroto agora mesmo no corredor. FHEAUhALIUEHFiuhaEF

Agora que o post já excedeu o número de palavras que as pessoas se dispõem a ler (faz tempo) vou acabar de planejar meus dias de feriado. Só volto a trabalhar na quinta-feira que vem. Dá pra acreditar? #faceiranada.

Rráá´´aá! Beeeeeeeeeeeijo, beijo.

11 comentários:

  1. ameeeiiiiii leeerrr isso tudooo!!! supercalifragelikitiespialedouche demais!! amei mesmo!!!
    bjoo e saudadee!!
    mari cavalcanti

    ResponderExcluir
  2. que chiiiiiiic! blog :}
    :* lindaaa

    ResponderExcluir
  3. meeuuu...irei acompanharr!!! que saudade dai!!! Ja foi no Grand bazaar????

    ResponderExcluir
  4. Gente amei td, li td acredita mah?Nao conseguia parar de ler e até parecia q eu tava ai vendo td de cima sabe?enquanto vc falava...aiiii q linda quero ler coisas todos os dias amei, será q eles não querem uma zootecnista com mestrado?não?hauahuahauuahuahau bjusssss delicia se cuida ai com os udos! amoooooooo
    Thays Quadros - Black é assim q escreve no blog ma?rsrsr

    ResponderExcluir
  5. hahahah adorei! Gostei até dos "udos"

    fotos liiiindas!!!

    ResponderExcluir
  6. pytu,

    iesec ok. não digitalizei, mas esta comigo.

    que trabalho que vais ter que fazer...

    quer alguma literatura....

    bjs

    pai

    ResponderExcluir
  7. Depois dos santos tristes, da catalogação entre pessoas UDOS e de vc ter se tornado a Adriana Lima hahahaha estou sem comentários para descrever quantas risadas dei depois de ler o post MA - PERGUNTA: que cerveja turca é essa que vc tomou? Por favor, pode filmar enquanto vc dá esses abraços que dançam para os dois lados hahahahaahahaahaha. Adorei esse trabalho, pode arranjar um pra mim assim? Passear enquanto trabalha, no meio do expediente - a Turquia tem mesmo que entrar para UE, já passou da hora! haha Beijos MA - saudades sempre. *PS, falando em saudade descobri que uma segunda palavra considerada única e existente praticamente só na língua portuguesa é "desleixo", bizarroo!
    Te amo, Gra!

    ResponderExcluir
  8. Amoraaaa, ate parece que vc esta aqui do meu lado falando!!! que saudade...aproveita mto mto mto...
    bjo vane

    ResponderExcluir
  9. Esse blog ainda vai virar livro...AIUFEHuHAEFLiuhaEFUIL

    Bjos

    Irmão da Nat e Nat

    ResponderExcluir
  10. Geeente, valeu pelos comentários.

    Ivan, não fui no Grand Bazaar ainda. Talvez amanhã. Tem muita coisa pra ver, tô perdida.

    Eu tô aí do lado.

    ResponderExcluir
  11. aaaaaaaah muleca!

    adorei os acontecimentos narratórios!
    faz frio faz?

    fica bem!
    bjo

    ResponderExcluir