terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Por que Istambul tem um pouco de Brasil? Parte 1

Ó fiz parte 1 de 2. Separado.

Vou falar de futebol (1) e de novela (2). Se você não gosta de futebol você volta pra parte 2. Se você não gosta de novela... volta mesmo assim, eu também não gosto. 

Logo que eu vim pra cá eu parei numa lojinha e me surpreendi depois de perguntar o que o cara sabia do futebol brasileiro: “Alex de Souza, Roberto Carlos, Ronaldinho, Neymar” =) Até aí tudo bem né? Mas ele continuou: “Flamengo, Santos, Cruzeiro, Coritiba, Palmeiras, Paraná, Sao Paulo, Vasco, Botafogo, Figueirense…” Figueireeeeeeeeense meu! Eu juro que ele falou.

Turcos que acompanham o Campeonato Brasileiro não são maioria. Mas eles realmente são fanáticos por futebol. A Turquia tem três times grandes. Dois mais conhecidos que compõem o cláááááááássico: o Fenerbahçe e o Galatasaray; e com uma torcida grande tem o Besiktas (esses Ss com cedilha). Me falaram também do Trabzonspor (que tá em 9º no campeonato, vamos desconsiderar). 

O Brasileirão da Turquia (Super Ligi) trava uma disputa entre 18 times. A liga que começou em setembro e acaba em abr-il tá assim ó pra quem quer saber. Eu não fazia ideia que aqui tinha tanto time. Mas também não sabia que o país foi bronze na Copa de 2002. Todo mundo sabia?

O que interessa mesmo e merece atenção é que tem 23 #vinteetrês jogadores brasileiros no campeonato (5% do total). Tem Felipe Melo no Galatsaray; Fábio Bilica, Alex e Cristian no Fenerbahçe; Sidnei e Edu no Besiktas; Alanzinho e Paulo Henrique no time que eu desconsiderei ali em cima. E os outros estão por aí chutando bola.

Quando o Zico treinou o Fenerbahçe (2006-2008) ganhou um campeonato turco e levou o time às quartas de finais da copa UEFA. Lóóórrico que tinha mais jogador brasileiro no elenco do que turco (Alex, Edu Dracena, Fábio Luciano, Deivid e dispois Roberto Carlos). Aaaaia! O Parreira treinou o mesmo time em 1995-1996 e também ganhou um título.

Também já jogaram por aqui: o goleiro Jefferson (no time desconsiderado erroneamente Trabzonspor e no Konyaspor), Lincoln, Elano, Didi, Taf(f)arel (ai-que-sdd-da-copa-do-tafarel), Washington (o Óxito sabe?), César Prates (o primo da Cintia), Marco Aurélio e uns outros bruxos.

Das similitudes: a galera acompanha futebol mesmo, de ir torcer no estádio. O mercado do futebol também é milionário aqui. Advertisement e futebol, que mistura! Rola comprar resultado também. Que que tem?

Dos contré: Me disseram que não tem bebidas alcoólicas à venda nos estádios. #éverdade?

De curioso: Em setembro, duas partidas do Fenerbahçe foram abertas APENAS para mulheres e crianças. Dá um check aqui.

De explicação: Provavelmente eu esqueci alguém famoso ou algum fato importantíssimo. Ou a minha divisão lá no começo dos times não foi muito fiel haha (foram meus colegas do trampo que me ajudaram). Se esta fonte dos links pra informações do campeonato que eu usei não é confiável eu menti o tempo todo. Se faltou entusiasmo é porque eu não sei nada de futebol. Cadê a Dani? Meu time aqui na Turquia ainda é o Flamengo.

Trouxe aqui os melhores momentos do último clássico em que o Galatasaray alcançou o Fenerbahçe no topo da classificação. Bom mesmo é ouvir a narração do jogo:






E recadinho por último. Tem gente que não conseguiu postar no blog e eu não sei porque é que rola os bugs. Quem quiser e-mail-me no mayarablasi@gmail.com

Tô bem sim. Smack!

4 comentários:

  1. Putzz... realmente o futebol aí é algo muito mais forte do que aqui, eu estava ai durante a EURO 2008, quando a Turquia alcançou as quartas de finais (ou semi, nao lembro), eles realmente sao fanaticos!!!
    BursaSpor neles!!

    ResponderExcluir
  2. Iiiiiiiiissssááá´´! O Ivan, eu acabei de voltar da Taksim e tinha vários bandos bêbados entoando cantos de torcida indo pro jogo do Besiktas. Briiiiinca! Negocio é sério mesmo.

    ResponderExcluir
  3. aeeee!!! demaisss da contaa... vai num jogo aii, mas cuidado!!! eu fui em um, e a galera se mata (nao mto diferente daqui né) a facadas!!!

    ResponderExcluir
  4. Cuidado com o fanatismo em excesso hein linda. Ainda bem que tu não acompanha futebol, vai que comece alguma discussão com esse pessoal #medo. Eu não acredito que falaram do Figueirense e não falaram do gigante do Beira Rio heheheheh. Estou adorando teus posts. Beijos.

    ResponderExcluir