segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Do Natal

Vocês podem ter certeza que eu estou atrasada, mas por aqui o Natal ainda não aconteceu (para os turcos). Então o post tá valendo.

Por alguma razão desconhecida e desprovida de graça (nos dois sentidos) os turcos comemoram o Natal no dia 31 de dezembro. #ainqueburrrrrrrrosdázeropraeles. Eles determinaram que nesta data - que eles chamam de Natal - antes do início do novo ano, as famílias se reunirão e trocarão presentes. Isso não tem nada a ver com Alá (e provavelmente ele nem goste desta ideia) e está mais relacionado a um fenômeno de “ocidentalização” da sociedade. Permitam-me falar sobre isso com o tempo.

Do que realmente importa para nós nesta data, o espírito natalino e o sentimento de paz e renovação de votos de amore, o Natal deles não tem muito #aimedesculpa. Anyway, as ruas estão enfeitadas, as lojas estão com super ofertas e os shoppings lotados. Tem até árvore de natal nas casas. #faltaderespeitohaha É inacreditável nénao? Num país que tem 98% de muçulmanos, ou seja, onde a esmagadora maioria não comemora o nascimento de Jesus, tem Natal pra tudo quanto é lado.   

O mais perto de Natal que daria pra chegar aqui era ter ido à missa na İgreja de Santo Antônio, a maior Igreja Católica de Istambul que fica em Taksim. Eu não pude ir porque estava lá longe, somewhere na Ásia. Mas sempre que eu quiser posso assistir a uma missa, em inglês, italiano, turco ou polonês. É lógico que eu vou escolher a última opção. UHFAElıuhAEFLhuı #aham

Eu passei o fim de semana de Natal na casa da Betiay, minha chefa, com a família dela (ela, o marido e a pequena Ekin). No sábado a gente foi no Belerbeyie Sarayi (Belerbeyie Palace), daí a gente deu um role a beira-mar e depois fizemos compras pra casa. No maior estilo dona de casa, compramos carne no açougue, frutas e verduras num Shinai (haha como é o nome, fruteira?) e leite, queijo e ovos num lugar que só vendia isso. Adorei. Almoçamos na rua, num restaurante delicioso. Comi sopa de peixe, camarão com legumes e peixes fresquíssimos.

Tava um frio inexplicável e eu tava meio doenta e, por esta razão, passamos o resto do fim de semana em casa. Lendo, comendo, bagunçando. Comendo de novo. Descansando. Foi bom. E eu vi NEVE! Não assim aos montes, mas o suficiente pra dizer que eu vi neve. =D Algumas fotos do nosso findi:


E o mar tava de uma lindeza sem tamanho.

Eu e a Ekin #frioémato

Nós 3. E a árvore de Natal.
  
Sobre os feelings natalinos... É impossível não pensar na family aqui das lonjuras do mundo e não sentir um apeeeeeeerto no coração. Amigos e pessoas próximas também me visitaram em pensamento e eu fiquei é desejando um monte de coisa boa com o coração. Vocês sentiram?

Fiquei MUITO feliz com cada telefonema, email e mensagem que recebi. A força brazuca de Istambul também não deixou por menos. Estranhamente este ano eu recebi muitos votos de quem eu não esperava, inclusive de pessoas que eu recém conheci. E isso me deixou mais tranquilinha. OBRİGADA a todos que de alguma forma apareceram no meu findi, foi importante pra mim. =) E eu deveria escrever este pedaço em inglês.

Não quero mais brincar. Tchau. 

3 comentários:

  1. Caraca! Não sabia disso, deles comemorarem o "Natal" no ano novo... mas faz sentido também.
    Putz, essa época do ano deixa a gente tão mais sentimental! Por aqui foi tranquilo, passamos com amigos, mas sempre batia aquela coisa - cadê meus pais e irmã, cachorros - mimimimi. Mas é aquela história, NO PAIN NO GAIN! E vamos continuar né? Porque como você mesma disse... 2012 vai ficar PEQUENO!!!!!!!

    Te cuida aí, gata!

    Beijão! ;*

    ResponderExcluir
  2. Lindaaaaaaaaaaaa adorei o post! Vc recebeu meu email? Feliz natal para vc...mil beijinhos

    ResponderExcluir
  3. corrreçionando: "filho de árvore de natal"!
    má, fica bem aí neguinha e feliz ano-natalovo

    g á

    ResponderExcluir