domingo, 1 de janeiro de 2012

Do Happy New Year


Disposta a dizer pra vocês “Feliz 2012!” fiz um vídeo de findiano’ ontem. Quem não quiser ler sobre o museu que estive pula lá embaixo no post.

Eu misturo tudo mesmo: Intenções de Ano Novo com informações históricas e culturais. É assim que eu estou funcionando e o que eu mais quero este ano é APRENDER. Aprender mais sobre mim mesma, sobre as pessoas que me fazem bem, sobre a Turquia, sobre o Brasil, sobre cultura em geral, economia, música, inglês e turco, história, culinária, diferenças. E sugiro que vocês façam o mesmo. É bom demais sentir o cérebro ardendo em sinapses e o nosso interior se inquietando com novas descobertas.

Obra do artista turco Nazım Hikmet Richard Dikbaş
  12ª Bienal de Istambul

No último dia do ano eu fui a outro museu, o Sakip Sabancı. Museu de novo?! Tenho vários pra ver ainda, e a maioria dos turcos que tenho contato não sabem que eles existem. hahahhuaha Que pena, é tudo meu. =) Sobre este: a casa que hoje é o museu foi construída em 1927 por um arquiteto italiano e foi usada como casa de verão por muitos anos por vários membros da família Hidiv (do Egito não sei qualé que trouxe eles cá). Em 1950 ela foi comprada pelo industrial Haci Ömer Sabancı. #táaíonome 

Quando o sr Sabancı #mórreu, em 1966, a mansão virou morada para o mais velho da família, Sakip Sabanci e em 1998, juntamente com a coleção de caligrafias e pinturas dos camaradas e o mobiliário, a mansão foi alocada para Sabancı Universidade para ser transformada em um museu. E aí eles capricharam nos jardins, dá um check no vídeo... A vista pro Bósforo é ! (sempalavras) e tem milhões de árvores.

Hoje o museu tem uma coleção bem robusta de artistas turcos entitulada “Turkish Painting: From the Ottoman Reformation to the Republic”. Eu gostei foi de ver os impressionistas turcos. Se eu me empolgar eu volto com fotos pra falar um pouco das obras e da história da arte deles porque é interessante.

Além desta coleção, eu vi a exposição temporária da artista/ fotógrafa francesa Sophie Calle que trabalhou em “For the last and first time” que era dividida em duas partes. Na primeira, a artista reproduziu em fotos as últimas imagens vistas por 13 pessoas cegas (esta parte é triste pq tem a história dos personagens). A segunda parte “Voir la mer” era bem gostosa. O registro, agora em vídeos, era de pessoas que viram pela primeira vez o mar. Ah o mar! Tenho fotos e vídeos, mas não cabe aqui e tb não deve interessar a todos... quem quiser #pedeaí.

O lugar é bom demais, vai pra Lista dos 10 mais. Que está se tornando dos 20 mais. FGAekyugAEKFUyg 


Sabe que mais? ganhei presentes de Natal! Legal né? Aham eles vieram no Ano Novo. hahah As pessoas do trabalho lembraram de mim e a Ekin me fez uma pulseira com uns fios de barbante. =) 

O vídeo então. Às vezes eu me arrependo desta iniciativa e digo o porquê. A gente é muito jagunçedo no abroad né? AGfkyugaEFKUygAKUEfAEf E nestes vídeos vcs captam a minha primeira impressão do lugar, aí eles vêm assim, cheios de bobagens na fala. Tá valendo?





4 comentários:

  1. Ganhou presentinhos de Natal!!! Viu, Má, os turcos não são tão turcos assim!!!! hahaha
    Coloca mais vídeos, de tudo!!! Bjossss Nat

    ResponderExcluir
  2. Feliz vida pra vc!! 2012 ta junto!! ;D
    boas vibrações sempre!!
    e continua ae nessa sua hipertrofia cerebral q ta massa!! Bjusnega!

    Léo

    ResponderExcluir
  3. Sua figurinha!!! não perde o jeito moleca de ser! Adoooro!! To Sempre com saudades dos seus comentários, do "cada um no seu quadrado" e dos vários "roulis naices" kkkkk
    Aproveita td ai e continua nos atualizando sob sua visão espetacular de todas as coisas!
    Beeeijos e ótimo 2012 pra vc tb!!

    ResponderExcluir
  4. Aiaaaa, faltou aqui.

    Léo, MUITO OBRIGADA. Por que a gente nao pode conversar um dia, podia né? Aí te desejo tudo te olhando.

    Roules Naaaaaaaaaaice! Não esperava um recado teu aqui, que delícia. =D Vou tentar atualizar mais. to em débito. haha. Sinto sdds tb coooisa. Um beijo enorme!

    ResponderExcluir