terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como é que o Brasil te parece?

Ó. 

Vim falar um pouco sobre a visão do Brasil aqui fora. 
Pra tirar uma ideia, seguem algumas perguntas que eu faço aos gringos (qdo oportuno), e suas respostas:

1. Qual a capital do Brasil?
a) Rio de Janeiro /Janiero/
b) São Paulo /Sáô Paolo/

2. Qual a língua que se fala no Brasil?
a) Spanish.
b) ...
c) Is there any other option?

3. O que é que te lembra o Brasil?
a) futebol, samba, Rio de Janeiro, mulheres, festa
b) carnaval, futebol, alegria, Rio, novelas, praias
(aqui sempre entram os brasileiros famosos também, falei ali embaixo)

Sobre a amostra: Eu conversei com pessoas de formações diferentes, graduadas ou não. Faxineiros, executivos, estudantes, colegas do trabalho, pessoas aleatórias nas lojas e restaurantes que vou. Gente da Turquia, da Europa, do Japão e das Américas. É lógico que tiveram exceções no meio do caminho. Minoria. E elas não necessariamente correspondiam à turma dos mais letrados.

Então é assim: O Brasil é um país de pessoas felizes, com mulheres bonitas (de bundas grandes), que vive em festa, assim #nonstop o ano inteiro. Todo mundo joga futebol. =)

Descrição bonita né? Pra quem acha que eu estou exagerando, dá um check na imagem do Brasil lá em Vancouver, segundo a experiência da Lili, aqui neste link. (blog recomendadíssimo). Das pessoas que estão lendo este post que já foram pra fora, alguém teve uma experiência diferente?

E como eu poderia esquecer! Quer coisa melhor pra retratar o país do que aquele episódio dos Simpsons? Acho indignante... E com ctz teve dedo de brazuca na criação, porque eles foram além desses estereótipos que citei, trazendo “traços” do jeitinho brasileiro. Aaaaaaaaah malandragem, quan-ta vantagem! Pra quem não viu:
  




É triste sabia? Eu não acho que as pessoas tenham obrigação de saber qual a capital do Brasil (até porque eu não sabia que a capital da Turquia era Ankara até duas semanas antes de vir pra cá), mas este retrato que o mundo tem do Brasil é TENSO. Eu queria ter a tranqüilidade de pensar que os brasileiros que estão fora do Brasil estão fazendo alguma coisa pra desconstruir esta imagem. Eu tenho MUITO orgulho de falar do Braza e de vez em quando preciso estudar (!) pra trazer mais informações pros gringos. Nossa diversidade sempre encanta, mas enfim...

Outros fatos, pra fechar:

- Muita gente acha que os brasileiros, assim todos, têm pele escura. 
- Tem gente INDIGNADA tentando entender como é que eu vou passar o Carnaval longe do Brasil. Cansa explicar isto. 
- Ah... Já me perguntaram se tem macaco na rua. E eu tinha certeza que eu não ia ouvir isso. Como é que se explica a invasão dos macaquinhos no pátio do Tibão, em Maringá? UHFAEuliAHEFAEYFgyukaeF #dexaquieto
- Os brasileiros mais citados: a) do futebol: Alex de Souza, Roberto Carlos, Neymar, Ronaldo, Tafarel, não sei mais quem, mas tem mais; b) das modelos: Adriana Lima (disparada), depois a Gisele.
- Das letras: Paulo Coelho. (ahporfavor! me desculpa quem gosta)
- Dos filmes: Cidade de Deus e Rio (a animação).

Vou pra lá. Smack!

3 comentários:

  1. não sei quem é adriana lima... e Rio é uma porcaria.

    ResponderExcluir
  2. EXATAMENTE!!!!!!!!!! May, eu sinto a mesma coisa. Eu acho que o brasileiro deveria passar o que realmente ele é... E que nāo é só tudo isso que vc citou e que eu já comentei no meu blog. Meu Deus, a gente tem tanta riqueza cultural, natural e tudo mais.... Por que nāo tiramos proveito disso e mostramos o que é realmente o Brasil? Adorei o post e vi que nāo é só aqui... É no mundo inteiro. VAMOS MUDAR ISSO, POOO! Paulo Coelho? Porfa! E coitada da Gisele... Hshauhaa... Beiioooooosssss e adoreiiiii....

    ResponderExcluir
  3. Paulo Coelho, sempre ele hauHAUH, distribui uns livros pra Galera, tem tanto autor bom por aqui uHAUahuH
    Má, please, não vai ficar arrotando ai hein, vão achar que aqui é assim, toda mulher arrota na rua hauHAUhauHAUH
    Tem um filme "operação madrinha de casamento" (esse o título em português), assisti um dia desses e descobri que estamos com uma imagem péssima pelo mundo, nossa fiquei com raiva dos gringos, no filme, umas mulheres vão a uma churrascaria brasileira nos EUA, são atendidas por um cara que fala espanhol e parece um mexicano, elas são intoxicadas pela comida, depois cagam pela rua, disputam banheiro e detonam o Brasil o resto do filme, nossa li seu post e lembrei disso. Infelizmente, as pessoas pensam que somos selvagens! Em contrapartida, de vez enquando, assisto uns filmes gringos e ouço bossa nova ao fundo, é sempre assim, o que temos de bom exportamos, vc, por exemplo!!!
    Por isso, colabore, não arrote! uahuauahuah
    Bjos
    Nat Luz

    ResponderExcluir