segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Lá na Capadócia. Kapadokya.

Ola ola eeeee

Quem ficou sem escrever e não sentiu culpa não inventa desculpa.

E quase que não volto. Quem manda a Turquia ser assim centro do mundo, coração de civilizações, mistérios e contradições? Difícil brincar de pôr em letrinhas.

Parece que sempre que escrevo fica faltando. Mas como fui pra Capadócia e esta, com certeza, foi a melhor experiência até então, vim dividir. Preciosidade, hope you like it!


Aaaahh... a música pra acompanhar a leitura lórrrrrico, obrigada Jorge!

Situada na Anatólia Central, a Capadócia traz os vestígios dos primórdios da humanidade. Então de novo, não cabe no cérebro tanta informação. A natureza deixa meio confundidos o coração e a alma. Um silêncio vivo parece querer contar tudo que aconteceu nessas terras que agora descansam e não deixam de mudar. Sabia?

As formações rochosas - que serviram de cenário para George Lucas filmar "Guerras nas Estrelas" - são fruto das sucessivas erosões no solo vulcânico que foi sendo esculpido pela ação do vento e da água ao longo dos anos. A gênese deste infinito pedregoso é o monte Erciyes, vulcão extinto de 3916m. E ele tá lá só dando um check na paisagem, orgulhoso do seu trabalho. =)

A região recebeu migrações de todos os lados, passou pelas mãos dos hititas, dos frígios, dos celtas, dos persas, fez parte do império de Alexandre o Grande, foi anexada pelos romanos e lá o cristianismo e o islamismo se desenvolveram fortemente. Então eu não sei contar de tanto que é, vai pesquisar porque eu passei uns dias lendo, antes de ir e quando voltei. E não sei contar. #émeu. UAEHFLIAUHEFluihAEF

Dizem estudiosos, que no século 2º d.C. ali nasceu São Jorge. Entendeeeeeeeeeu a música? As pessoinhas que vivem lá, 99% islâmicos hoje, não fazem ideia de como este santo é adorado no Braza. Enfim... lá também foi onde se iniciou a vida monástica, refúgio de São Basílio #manjericão e São Gregório. 


Berço do cristianismo no tempo em que fiéis fugiam dos romanos na Terra Santa, a Capadócia reúne, em 300 km², várias cidades subterrâneas, como esta que nós visitamos, Kaymakli (não estou certa da grafia). Como a região era alvo de sucessivas invasões, seus habitantes começaram a construir esses refúgios pra se proteger. Hoje acredita-se que a mais antiga dessas cidades tenha mais de 3.000 anos e que ainda há complexos subterrâneos que ainda nem foram descobertos. #brinca!

Aham, voei de balão! hAFUIEHALEIUhfliUAHFE Issáá´´aa! Este é o segundo melhor local do mundo para o balonismo, só perdendo para o Seregenti, entre o Quênia e a Tanzânia. #liporaí. Passados os minutos iniciais que todo mundo (somos em 20 no balão + o piloto) está extasiado e falante, após a contagem regressiva que traz o sol na sua mais pura forma da manhã, tudo é de uma paz incrível. Sem explicação. E dá aquela sensação de "é tudo meu" que eu falo brincando às vezes. Coração mansinho, calminho.


Fiz uma misturinha de vídeos pra mostrar de tudo um pouco.




Em 1985, o Parque Nacional de Göreme (museu aberto que concentra a maioria das igrejas) e os Sítios Rupestres da Capadócia  foram declarados Patrimônios Mundiais pela UNESCO.

"o infinito pedregoso que se descortina no interior da Turquia abriga algumas das paisagens mais insólitas do planeta. Aqui e ali despontam picos de formas cônicas, que remetem a cogumelos, chapéus, chaminés – e a tudo aquilo que a imaginação quiser ver. Sempre emoldurados pelo céu e serpenteados pelos raios de sol que acentuam volumes e dimensionam sombras." Fernando Naigeborin pra Vida Simples 






"Perseverança, ganhou do sórdido fingimento
E disso tudo nasceu o amor"
Jorge Ben Jor


6 comentários:

  1. Santo Jorge!! E Santa aventura heim Má, descobrindo e se descobrindo, massa, atualiza ai que eu volta e meia tô lendo, grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. ahhhh meuu!!! vc voou de balaaaoo!!! Que loucura!!! Lugar espetacular neh!!??

    ResponderExcluir
  3. Aaaah mulecada!

    é Jorge. Santa aventura... vou tentar continuar dividindo. =)

    o Ivan já tá ligadis que a Turquia é um baratis. #vemquetem

    Smack!

    ResponderExcluir
  4. iche, não foi mesmo! Agora vai:

    Delícia de passeio... lindo relato! Gostei da frase do Jorginho ali ;)

    bj!

    ResponderExcluir
  5. Ai Má.. só vc sabe como eu queria conhecer este paraíso, junto com vc, of course, mas ainda bem que vc estava em boa companhia né!!!
    Definitivamente, este não é um lugar pra ir só!!! Só pelos vídeos e pelo relato, deu pra sentir que é bem melhor do que eu imaginava, vou com o Bá um dia desses!!! Saudades!!! nat luz

    ResponderExcluir
  6. Uau! Gostei mucho! Tipo paraíso né...e pelo jeito vc adorou a companhia né...fico beeemmm feliz Mazildaaaa!!!! Traz um pedacinho disso aí pra nós please!!! Bjos com saudade!!!! Crisssss

    ResponderExcluir